segunda-feira, 3 de maio de 2010

20 dicas para você vencer o medo de montar um negócio de sucesso



Atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de montar um negócio. Seja numa situação de desemprego, seja pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já foi cutucado pelo desejo de se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos "aspirantes" a empresários, com certeza, joga a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo. A razão está no medo. As pessoas têm pavor de apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos para serem acumulados.

Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, diz que o Brasil tem muitas oportunidades, mas os empreendedores não estão bem preparados para aproveitá-las. E acabam sucumbindo. Um exemplo é que cerca de 27% das micro e pequenas empresas paulistas fecham as portas no primeiro ano de existência. Além dos ventos muitas vezes desfavoráveis que afetam a economia brasileira, a razão para o fracasso está na falta de planejamento. Com os pés no chão, a chance de vencer a insegurança e ser bem-sucedido aumenta muito.

Os que alcançam o sucesso são aqueles que corretamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas. E que não se intimidam. "Acima de tudo, é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. É fundamental levantar-se rapidamente das quedas", afirma Hashimoto.

Apesar de todos os empecilhos, o número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil. Não é à toa que o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo. Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor, diz que o perfil do brasileiro é marcado por ousadia. "O brasileiro se sente mais confortável em lidar com o risco do que outros povos".

O medo que envolve montar um negócio estará sempre presente. Ele é até saudável, desde que não imobilize. O livro Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, editado pelo Instituto Endeavor, descreve a importância do medo: "(...) O medo de não dar certo é absolutamente essencial, pois serve para que o empreendedor conheça seus limites e calcule o tamanho de seus riscos".

Se você se inclui no universo de candidatos a empreendedores que têm vontade de montar um negócio, mas estão tomados pelo medo dos riscos e incertezas, juntamos 20 dicas (que podem ser lidas nas próximas páginas desta reportagem), dadas por especialistas em empreendedorismo, para ajudá-lo a criar coragem para ir em frente e construir uma história de sucesso. Dê seu primeiro passo e boa sorte!

Por Júlia Zullig

INICIATIVA


Este parece ser o termo do momento, o mercado de trabalho, o nosso ciclo de amizades a nossa família. Todos eles nos cobram. Tendo iniciativa, seria possível atingir-mos a satisfação em todas as nossas relações? 
Primeiro vamos levantar o que todos "eles ou elas" esperam de nós, no mercado de trabalho precisamos de iniciativa para buscar conhecimentos, para mostrar competências, para reagir, ou melhor, para agir atencipando necessidades, atingindo metas, promover resultados posivitos para a empresa.
Nas amizades precisamos de iniciativa para promover interações e cultivá-las, provavelmente pelo fato de que pessoas gostam de serem lembradas, vale ressaltar que não devemos contar com os amigos somente nos momentos de necessidade, mais também em situações favoráveis.
Na família os nossos pais esperam que sejamos filhos estudiosos e que sejam "obedientes" termo meio antigo para dóceis, flexíveis ou submissos numa visão mais radical. Para este ultimo desejo fica a pergunta, é necessário ter iniciativa? Os irmãos esperam um parceiro capaz de segurar uma porção de "coisas". As namoradas e esposas esperam mais romantismo, entrega, mais doação e mais dedicação ao relacionamento, e os namorados e esposos mais compreensão, menos datas para serem lembradas, menos cobranças.

Seria importante ressaltar: TODOS esperam AÇÃO, ou seja, INICIATIVA.
Por Gergilei Cavalcante
Maio 2010.