domingo, 23 de maio de 2010

Terceira Dica para Montar seu Negócio


Mantenha a mente aberta
Ter a mente aberta é fundamental para ajudar a espantar o medo de abrir um negócio. "Isso ajuda o empreendedor a estar aberto para novas ideias que, muitas vezes, podem mudar o rumo planejado para um resultado ainda mais positivo", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

Para ajudar a clarear a mente, um dos primeiros passos a serem tomados é fazer um brainstorm (ao pé da letra, tempestade de ideias), ou seja, deixar que você e outras pessoas envolvidas em criar o negócio possam livremente, sem preconceitos, falar tudo o que vier à cabeça – para só depois organizar os pensamentos.

"Aceitar ideias de outras pessoas ajuda a se desprender daquilo que não sai do lugar", ressalta Aidar. Aceitar críticas, sugestões e ideias sem restringir o campo de exploração dessas informações é o conselho dado pelo especialista. "Muitas vezes, isso ajuda a trazer à tona uma idéia que de repente pode ser inovadora. O empreendedor fica com a sensação de como se tivesse descoberto a América".

Jamais tenha receio de expressar suas ideias, aconselham os especialistas. "E nem tenha medo de que alguém possa roubar sua iniciativa", diz Marcos Hashimoto, do Insper. "Nós sempre corremos o risco de que a ideia seja roubada, mas isso pode ser minimizado por se escolher pessoas de confiança, que agreguem informações ao nosso projeto".

O especialista destaca que empreender não é uma atividade individual. "Empreender é uma atividade coletiva. Você não detém sozinho toda a habilitação para ser empreendedor. Se você achar que a idéia deve ser somente sua e não compartilhada, ela será limitada e com certeza terá furos. Mas se você abrir mão dessa autoria, com certeza o desenvolvimento da ideia será muito melhor. E, quando você perceber alguns tropeços, conseguirá corrigir a tempo, sem perder recursos".


Por Júlia Zullig

 

Segunda Dica para Montar seu Negócio



Prepare-se: leia, busque conhecimento, estude

Ter preparo e conhecimento são condições fundamentais para garantir a abertura de um negócio. Para isso, busque leituras – livros, sites, estudos, publicações –, faça cursos sobre empreendedorismo e gestão. Hashimoto destaca que muito do medo que o candidato a empresário tem é por causa da falta de informações. "Muitos são marinheiros de primeira viagem e não sabem como dar seus primeiros passos. Quanto mais eles dominarem as informações, mais segurança terão. Esse conhecimento constante sobre o negócio é fundamental para o empreendedor. É importante estar preparado para a realidade do que é abrir um negócio", diz Cherto.

As informações ajudam a perder o medo do incerto. "Você consegue trabalhar isso identificando quais são as áreas que não domina. Por exemplo, se não sabe o que é fluxo de caixa, corra atrás de um curso a respeito do tema. Identifique as áreas que você desconhece e se capacite nelas", enfatiza Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor.

Cherto cita um exemplo de uma empresa de serviços de datilografia. Uma datilógrafa recebeu um convite de seu marido para sair da empresa onde trabalhava e montar uma empresa própria de serviços de datilografia. A profissional sabia tudo sobre a expertise do negócio, pois 80% do seu trabalho significava prestar esse tipo de serviço. Ao mudar o foco para seu próprio negócio, as suas funções passaram a envolver 80% vendas e gestão. Foi aí que ela se atrapalhou, pois não tinha esse tipo de capacitação. Como empresária, ela teria que gerir o negócio e não estava exercendo bem esse papel.

"Quanto mais você se desenvolve como gestor de negócios, você fica mais seguro e preparado e isso ajuda a minimizar os obstáculos enfrentados pela empresa ao longo de sua vida", conclui Marcos Hashimoto.

Depois de cinco anos trabalhando em uma multinacional da área de consumo, André Kina partiu para vôo solo. Trabalhou durante todo o tempo em que ainda era empregado na ideia de se tornar seu próprio patrão. Fundou a 4Bio, empresa especializada em medicamentos especiais. Ao longo do tempo em que trabalhou como empregado, acumulou conhecimento sobre o melhor modo de tomar decisões. Mas, para se sentir mais seguro, saiu do emprego, foi cursar um MBA e trabalhar como consultor. "O conhecimento ajuda você a minimizar os riscos de seu plano de negócio". 


Por Júlia Zullig