sábado, 26 de junho de 2010
Décima Primeira Dica para Montar seu Negócio
Acredite: não há tempo certo para empreender
Se
você está esperando as condições perfeitas de temperatura e pressão para abrir seu
negócio, a demora pode ser eterna. Um dos medos de quem tem vontade de se
tornar um empreendedor é não saber identificar o tempo certo para isso.
Perguntas como "será que eu já tenho o capital suficiente para montar o
negócio almejado?"; "será que estou pronto para me tornar um
empresário?"; "será que meu negócio vai decolar nas atuais condições
econômicas em que se encontra o país?; rondam a mente dos empreendedores.
"Não há tempo certo para
empreender", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP. No entanto, as oportunidades,
sim, se abrem e se fecham, e cabe ao empreendedor identificar quando há uma
fenda por onde entrar. "A janela do empreendedorismo se abre e se fecha
depois de determinados períodos. Se você chegar cedo e for muito vanguardista,
a janela não estará aberta. Muitas vezes, um negócio não dá certo porque está
muito à frente do seu tempo. O mesmo pode acontecer se você entrar no negócio
depois de fechada a janela. Existem tipos de negócios ‘verdes’ demais, e outros
maduros demais. O importante é saber identificar a oportunidade com precisão e
não esperar as condições totalmente perfeitas. Sempre há tempo para
empreender".
Se o candidato a empreendedor ficar preocupado em se preparar melhor, ou acumular aquele investimento previsto, muitas vezes a oportunidade pode não acontecer. "Se você ficar colocando impedimentos e desculpas – como falta de dinheiro, casamento, chegada dos filhos, falta de maturidade do produto e de um sócio e o não fechamento de um bom contrato, por exemplo –, aguardando a situação perfeita para empreender, esse momento nunca vai chegar. A grande maioria dos empreendedores que colecionam histórias de sucesso não estava preparada para a experiência", afirma Marcos Hashimoto, do Insper.
O mundo muda em alta velocidade e muitas vezes o empreendedor se diz pronto num momento em que a oportunidade aguardada já passou. "Se o mundo muda, você tem que estar preparado para se adequar às mudanças. Mas isso também não quer dizer que você tem que se atirar na iniciativa, ou seja, ser ousado demais. É necessário achar um ponto de equilíbrio", acrescenta o professor do Ibmec.
Se o candidato a empreendedor ficar preocupado em se preparar melhor, ou acumular aquele investimento previsto, muitas vezes a oportunidade pode não acontecer. "Se você ficar colocando impedimentos e desculpas – como falta de dinheiro, casamento, chegada dos filhos, falta de maturidade do produto e de um sócio e o não fechamento de um bom contrato, por exemplo –, aguardando a situação perfeita para empreender, esse momento nunca vai chegar. A grande maioria dos empreendedores que colecionam histórias de sucesso não estava preparada para a experiência", afirma Marcos Hashimoto, do Insper.
O mundo muda em alta velocidade e muitas vezes o empreendedor se diz pronto num momento em que a oportunidade aguardada já passou. "Se o mundo muda, você tem que estar preparado para se adequar às mudanças. Mas isso também não quer dizer que você tem que se atirar na iniciativa, ou seja, ser ousado demais. É necessário achar um ponto de equilíbrio", acrescenta o professor do Ibmec.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Decima Dica para Montar seu Negócio
Busque aconselhamento
Quando um empreendedor
se vê a frente de uma grande ideia, mas tomado pelo medo, um toque importante
é: busque aconselhamento. Os grandes empreendedores da história empresarial
brasileira tiveram alguém que eles consideraram um verdadeiro
"guru".
Marcos Hashimoto diz
que o empreendedor pode escolher alguém que lhe sirva de "exemplo".
"Alguém que seja um modelo de aprendizagem para ele. Alguém com quem o
empreendedor possa se aconselhar, que seja uma rica fonte de informações,
graças ao seu exemplo em relação às suas posturas e atitudes. Quando você ficar
em dúvida, buscar aconselhamento com alguém de peso, de renome, pode ajudar a
fazer com que você perca o medo de empreender".
Existem algumas organizações, como é o caso do Instituto Endeavor, que fazem o trabalho de aconselhamento para futuros empreendedores. "Ouvir relatos de outros empresários é sempre gratificante, pois quando você lê uma reportagem que fala sobre a história de sucesso de uma grande empresa, a impressão que passa é que não houve pedras no caminho. Mas quando você escuta a palavra desses empresários, percebe que as dificuldades existiram e isso faz com que diminua as suas incertezas a respeito de entrar ou não para o mundo dos negócios próprios", diz Paulo Veras, ex-diretor geral da entidade.
Veras afirma que o mercado vai ganhar novos "conselheiros". "Está começando a se formar uma nova geração de executivos que estão se aposentando, após 30, 40 anos de carreira e experiência adquirida. Eles trocam ideias com as pessoas e norteiam sobre ir ou não em frente na concretização de um negócio. Nos Estados Unidos, esse tipo de trabalho é bastante valorizado".
Existem algumas organizações, como é o caso do Instituto Endeavor, que fazem o trabalho de aconselhamento para futuros empreendedores. "Ouvir relatos de outros empresários é sempre gratificante, pois quando você lê uma reportagem que fala sobre a história de sucesso de uma grande empresa, a impressão que passa é que não houve pedras no caminho. Mas quando você escuta a palavra desses empresários, percebe que as dificuldades existiram e isso faz com que diminua as suas incertezas a respeito de entrar ou não para o mundo dos negócios próprios", diz Paulo Veras, ex-diretor geral da entidade.
Veras afirma que o mercado vai ganhar novos "conselheiros". "Está começando a se formar uma nova geração de executivos que estão se aposentando, após 30, 40 anos de carreira e experiência adquirida. Eles trocam ideias com as pessoas e norteiam sobre ir ou não em frente na concretização de um negócio. Nos Estados Unidos, esse tipo de trabalho é bastante valorizado".
Nona Dica para Montar seu Negócio
Identifique pontos de diferenciação de seu negócio
Ao decidir montar um negócio, um
ponto importante a ser analisado é: como eu posso me diferenciar dos demais?
"Não vale a pena fazer mais um negócio igual ao que já existe. Se ele
tiver um diferencial, algum requisito que o evidencie das demais empresas, com
certeza conseguirá ser um ponto de destaque e ganhará uma fatia a mais do
mercado escolhido", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.
"Se você está numa multidão, nunca vai conseguir se distinguir, caso não se destaque", diz Constantino Karacostas, proprietário da agência de turismo Class Tour, que buscou incrementar seus serviços para se evidenciar no mercado de turismo. "Nossa proposta de trabalho é fazer o cliente se tornar fã do nosso negócio", afirma. Vender uma passagem ou fazer reserva de hotel é o trivial.
A premissa de Karacostas é trabalhar "o detalhe do detalhe". Para isso, investiu na criação de um completo banco de dados sobre seus clientes. "Quanto mais informações, melhor, pois conseguimos oferecer algumas opções extras a eles. Por exemplo, nosso sistema avisa sobre o vencimento do visto americano ou do passaporte do cliente. Entramos em contato com ele para avisá-lo e disponibilizar algum serviço. Os retornos são sempre positivos. Os clientes ficam felizes com essa pró-atividade". A Class Tour preocupa-se com a documentação do cliente e oferece alguns serviços diferentes, como ingressos para shows.
Para trabalhar com turismo, esse diferencial se torna quase que uma obrigação, de acordo com Karacostas. "O segmento de turismo é complicado, pois mexe com os sonhos e emoções de uma pessoa", afirma. Muita gente passa uma vida inteira planejando uma viagem, guardando dinheiro, depositando uma expectativa enorme no dia em que isso irá se realizar. Aí chega na hora e não consta a reserva, quando o cliente chega ao hotel, por exemplo. "As frustrações se tornam grandes decepções e isso pode gerar a perda do cliente", afirma Karacostas.
"Se você está numa multidão, nunca vai conseguir se distinguir, caso não se destaque", diz Constantino Karacostas, proprietário da agência de turismo Class Tour, que buscou incrementar seus serviços para se evidenciar no mercado de turismo. "Nossa proposta de trabalho é fazer o cliente se tornar fã do nosso negócio", afirma. Vender uma passagem ou fazer reserva de hotel é o trivial.
A premissa de Karacostas é trabalhar "o detalhe do detalhe". Para isso, investiu na criação de um completo banco de dados sobre seus clientes. "Quanto mais informações, melhor, pois conseguimos oferecer algumas opções extras a eles. Por exemplo, nosso sistema avisa sobre o vencimento do visto americano ou do passaporte do cliente. Entramos em contato com ele para avisá-lo e disponibilizar algum serviço. Os retornos são sempre positivos. Os clientes ficam felizes com essa pró-atividade". A Class Tour preocupa-se com a documentação do cliente e oferece alguns serviços diferentes, como ingressos para shows.
Para trabalhar com turismo, esse diferencial se torna quase que uma obrigação, de acordo com Karacostas. "O segmento de turismo é complicado, pois mexe com os sonhos e emoções de uma pessoa", afirma. Muita gente passa uma vida inteira planejando uma viagem, guardando dinheiro, depositando uma expectativa enorme no dia em que isso irá se realizar. Aí chega na hora e não consta a reserva, quando o cliente chega ao hotel, por exemplo. "As frustrações se tornam grandes decepções e isso pode gerar a perda do cliente", afirma Karacostas.
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