Avalie se a sua ideia não é uma ilusão
Muitas pessoas têm ideias que na prática são
inviáveis, o que leva muitas empresas a baixarem suas portas com pouco tempo de
vida. "Por isso é importante estudar o mercado onde vai atuar, ver se a
proposta de negócio não é uma ilusão", avalia Marcelo Cherto. "Devido
a isso, muita gente acaba optando pelo modelo de franquia,
que já oferece essa resposta".
Para conseguir um acesso ainda maior às informações, a internet pode ser uma
excelente ferramenta. "Muitos empreendedores,
quando abrem um negócio, não têm dinheiro para investir na realização de uma
pesquisa de mercado. Por isso, sair a campo, pesquisar livros, estudos e
publicações, e acessar o banco infinito de dados da internet são meios que
podem ajudar o empresário a ter noção sobre como seu negócio pode ou não se
encaixar no mercado", explica Marcelo Aidar. Para o professor da FGV-SP, o
empreendedor não deve se deixar levar por suas observações pessoais a respeito
do assunto. "Busque informações em fontes confiáveis, como por exemplo, no
IBGE".
Artur Muradian, proprietário da filial Moema do restauranteLa Pasta Gialla , sempre
teve vontade de comandar sua própria empresa. Preparou-se durante três anos,
até encontrar um negócio que fosse adequado às suas expectativas. "Eu
queria trabalhar com gastronomia, mas tinha medo, pois abrir um restaurante no
Brasil é muito arriscado". O empresário então optou pelo modelo de
franquia e, a partir daí, começou a fazer pesquisas de mercado para avaliar
qual seria a oportunidade mais viável.
Artur Muradian, proprietário da filial Moema do restaurante