domingo, 6 de junho de 2010

O VENDEDOR EM AÇÃO



1 - Ouvir, negociar diferente e não se assustar com o pedido que fazem os compradores profissionais das grandes redes. É da natureza deles exigir e negociar até à exaustão do vendedor. Mas o bom profissional concede apenas o viável segundo o giro dos produtos. Do coro sai a correia, diziam nossos avós. Contra-argumente, negocie uma condição diferenciada e procure prestar serviços ao cliente.

2 - É o momento de ouro para o vendedor provar a sua capacidade de negociar com compradores profissionais e experientes na arte de tirar o máximo do fornecedor. O risco é o comprador saber comprar melhor do que vendedor vender. Daí acontece o desnível profissional que afeta a parte menos preparada.

3 - A um pedido de verba, contraponha com rapidez de entrega, assistência no ponto de venda, qualidade, logística, marca e apoio no ponto de venda. Verba em dinheiro? Negocie redução do valor e transforme em mercadorias, parcelado em algumas vezes. Não faça o que o comprador quer, mas o que é possível ser feito, preservando o abastecimento e o atendimento ao consumidor. Sem perder o cliente, claro.

4 - Apresente novos fatos, mude o raciocínio do comprador. Em países continentais como o nosso, os supermercados montam seus mix com cerca de 20% a 30% com produtos regionais. Sem esse percentual, os consumidores migram para os pequenos e médios supermercados. Jogue esse fato na mesa. Mas evite o hábito de colocar os ovos numa única cesta.

5 - Nos grandes seus produtos ficam numa vitrine à vista do grande público. Mas é bom arranjar novas alternativas de venda para reduzir sua dependência. O mercado não se restringe às grandes redes apenas. Existem outros clientes potenciais a serem visitados também.

6 - Supermercados menores, hotéis, grandes restaurantes, empresas, órgãos públicos, atacadistas, farmácias, lojas de conveniência, pequenos negócios, distribuidores e outras parcerias que ainda podem ser feitas. A pior de todas as alternativas é você trabalhar em cima de uma única. Não dá para o vendedor trabalhar sem planejamento, sem organização, às voltas por aí feito barco sem rumo. Criatividade, persistência, talento e tecnologia da informação. Em mercado onde a oferta é maior que a demanda, é preciso um volume maior de trabalho. Visitar mais clientes e mais vezes, e criar relacionamentos sólidos e duradouros. Ou você é um profissional de verdade ou leva choque de raio laser em todo canto.


Por Moacir Moura