sábado, 13 de novembro de 2010

Varejo


Varejo: Que Negócio É Esse?

Muitas pessoas reduzem o sucesso de uma empresa de varejo a um conceito extremamente simplista: comprar bem para poder vender bem. Claro que isso é básico, mas não é tudo. Varejo é uma arte das mais complicadas e sofisticadas do marketing, envolve merchandising, vitrinismo, promoção e uma infinidade de técnicas que fazem diferença significativa no desempenho de uma loja. Mas afinal, o que é o varejo?

É, sobretudo entender as necessidades dos consumidores e superar suas expectativas de modo melhor que a concorrência. As expectativas básicas do consumidor incluem:

- Qualidade
- Preços competitivos
- Localização conveniente
- Estacionamento adequado
- Horário razoável de funcionamento
- Loja limpa e confortável
- Vendedores com boa formação
- Auto serviço e bom ‘lay-out’

Mas observe, há nos consumidores uma expectativa crescente:

- Maior possibilidade de escolha
- “Preços baixos”
- Abrir mais cedo, fechar mais tarde
- Abertura ‘weekend’
- Especialistas no atendimento a cliente
- Menor espera para ser atendido
- Mais formas de pagamentos
- Mais serviços disponíveis
- ‘Lay out’ e ‘design’ interessante

Se você observar, principalmente nas grandes cidades, não há carência de novas lojas. Pode se afirmar que ninguém precisa de mais uma loja de instrumentos musicais, mais uma escola de música, padaria, farmácia, posto de gasolina etc. Essas coisas têm de sobra. É por isso que uma empresa deve-se adequar às expectativas crescentes dos consumidores, pois eles esperam pelo novo, moderno, eficiente. Lojas com um mix de produtos que satisfaça plenamente aqueles que são identificados como o principal alvo. A loja tem que ser atrativa com visual e ‘layout’ interessantes que tornam o impulso de compra do consumidor irresistível.

Adaptar-se às novas tendências do varejo no que diz respeito ao comportamento dos consumidores também é fundamental. A exigência cada vez maior do consumidor também faz com que todo comércio seja, a cada dia que passa, mais especializado naquilo que vende. Não adianta montar uma loja bonita, cheia de diferenciais no visual e na conveniência, se não há o que se chama hoje de venda com consultoria.

O lojista e seus atendentes deixaram de ser simplesmente vendedores de balcão para serem especialistas no que vendem e aptos a fornecer todas as explicações e recomendações que o consumidor de hoje precisa.

É por isso que o treinamento constante em vendas, marketing e atendimento não é restrito somente aos executivos da área de vendas ou aos proprietários de lojas do comércio. Hoje em dia, quem não treinar sua equipe para ter, na ponta da língua, resposta para tudo, vai ficar para trás.

Apesar das regras e da cartilha que rege todos os negócios, um aspecto também é muito relevante: toda loja ou empresa tem em si a filosofia do dono e existem pessoas que são perceptivas e outras não e isso pode fazer muita diferença, pois não se deve subestimar o ‘feeling’, a intuição. O varejo é uma atividade científica, mas nunca se sabe onde a ciência termina e começa a arte.

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