quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que é estresse?


O QUE É ESTRESSE ?
Dra. Paula Menezes

Geralmente uma pessoa que diz "estou estressada" está se referindo a um cansaço físico e psicológico.
Sente-se como se não estivesse mais suportando suas tarefas diárias, situações específicas, etc.
Na verdade, trata-se de um desequilíbrio orgânico. É um processo que envolve reação orgânica com componentes físicos e/ou emocionais que surgem diante de uma dificuldade em adaptar-se a novas situações.
O estresse pode ser resultado de uma pressão interna ou externa e ocorre quando o organismo do indivíduo, em momentos de tensão, é prejudicado gerando um desequilíbrio interno. Surge quando as funções fisiológicas encontram-se exageradamente em alerta ou quando estão atuando desnecessariamente. EX: Tensão muscular frente uma entrevista de seleção de cargo. Neste caso a entrevista é uma fonte de estresse, que ocasiona mudança metabólica.

O que é "fonte de estresse" ?

É toda e qualquer situação que imponha ao indivíduo uma adaptação e que leve a uma exacerbação das emoções, ocasionando um desequilíbrio interno.

O estresse ocorre apenas diante de eventos que causam sofrimento?

Não. O estresse pode surgir também diante de situações "boas" nas quais há a necessidade de uma adaptação. Há vários eventos bons que podem levar a pessoa ao estresse. EX: Casamento, promoção, viagens, etc. Se o evento for bom, logicamente o estresse terá um fim mais rápido, principalmente após o período de adaptação quando o organismo volta a se estabilizar tanto a nível físico como emocional. Se o evento for interpretado como ruim, a ação do estresse será mantida pela tensão e pressão internas, assim como por cognições e fontes de estresse que ocasionaram o processo.
Vale lembrar que o importante não é o evento em si mas sim o significado atribuído a ele, que difere de indivíduo para indivíduo, isto é, uma mesma situação pode ser estressante para uma pessoa e NÃO para outra.

Quais os sintomas do estresse ?

Os hormônios reagem em resposta ao estresse, desencadeando várias modificações físicas e emocionais que se interligam, isto é, problemas psicológicos podem ocasionar manifestações orgânicas e vice-versa.

SINTOMAS:

- A pessoa perde o "brilho" e se fixa em falar apenas sobre o assunto relacionado ao motivo do estresse ou aos sintomas advindos do mesmo. Neste caso, constantemente, não há percepção desta fixação, então a pessoa acaba por se magoar com as pessoas de seu meio quando estas não se mostram interessadas, o que ocasiona um isolamento social por parte de quem está sofrendo as conseqüências do estresse, numa tentativa de "fugir" de frustrações.

- A depressão é, freqüentemente, ocasionada pelo estresse

- Hipersensibilidade: O indivíduo torna-se frágil frente a questões ou situações nas quais sem o estresse não ocorreria tamanha exacerbação das emoções

- Irritabilidade: A pessoa torna-se mais sensível a estímulos que lhe causam desconforto

- Raiva

- Ansiedade: Quando surge, causa uma série de outros sintomas como por ex. desânimo, medo, fuga. Estando presente, a ansiedade ocasiona também sintomas físicos como por ex. taquicardia, tensão muscular, sudorese em mãos e pés, angústia

- Intolerância: Diante da menor provocação, a pessoa sente uma impaciência muito grande

De modo geral, o estresse contribui também para gerar outros tipos de doenças devido à fragilidade psicológica e orgânica que se instala no indivíduo, além da vulnerabilidade emocional, afetiva, pessoal, social, profissional, etc, ( acabando por interferir em vários setores da vida da pessoa ) que varia de acordo com o nível de estresse existente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário